REGIÃO

Cidade é a quinta com mais casos de Chikungunya no Brasil

Dados são do Ministério da Saúde

A cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia, é a quinta cidade entre os 5.570 municípios brasileiros com mais registros de prováveis casos de chikungunya em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Até o dia 30 de abril, a cidade registrou 1.789 casos da arbovirose.

Os dados do MS, no entanto, divergem das informações da Vigilância Epidemiológica (Vigep) e da Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau), que confirmaram 1.693 casos. As três cidades brasileiras com maior número de casos de chikungunya são do Ceará: Juazeiro do Norte (3.926 casos), Fortaleza (2.362 casos) e Crato (2.243 casos). A Bahia figura ainda a oitava posição, com o município de Macarani, que registrou 1.065 casos.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), até 23 de abril, foram notificados em todo o estado 9.290 casos de chikungunya, número que representa incremento de 19,6% em relação às notificações do mesmo período do ano passado. No total, 193 municípios notificaram casos da arbovirose, 49 deles com uma incidência de 100 casos para cada 100 mil habitantes.

Além de Brumado, os municípios baianos de Itapetinga, Guanambi, Itabuna, Caetité e Santa Maria da Vitória foram os que registraram os maiores índices para esta arbovirose no estado, segundo a Sesab.

fonte: bahia.ba / Foto: HR BAHIA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo