POLÍTICA

Rui se diz ‘surpreso’ com críticas à educação: ‘É muita cara de pau’

‘Eu fico impressionado com a cara de pau dessas pessoas em falar de educação’, criticou o governador

O governador Rui Costa (PT) rebateu as críticas que o governo do estado vem recebendo de opositores, em meio à proximidade das eleições de outubro, sobre indicadores da educação na Bahia. Os ataques se tornam mais sensíveis pelo fato do candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues, ter sido o ex-secretário de Educação .

Partindo para a ofensiva, Rui Costa se disse ‘surpreso’ com a ‘cara de pau’ dos seus críticos e afirmou que a escolha de Jerônimo Rodrigues, enquanto ex-titular da pasta da educação, aconteceu justamente pelo fato do governo do estado querer discutir o tema.

“Eu é que quero debater o tema da educação, quero debater muito o tema da educação, quero, por exemplo, que o povo se pergunte qual é a capital do Brasil que tem a pior oferta de ensino infantil. A segunda pior oferta de creches do Brasil. Eu quero saber o que o povo pensa de crianças de dez anos que não estão alfabetizadas. De quem é responsabilidade? É do governo do estado? Ou do município? Por exemplo, de Salvador, que continua produzindo crianças de dez anos analfabetas, de quem é responsabilidade?”, criticou o governador, mirando o governo de Bruno Reis (UB).

“Eu ontem vi uma propaganda na televisão de um prefeito aqui do Litoral Norte e eu fico impressionado com a cara de pau dessas pessoas em falar de educação quando nem mesmo eles garantem que crianças tenham acesso à creche, que crianças tenham acesso à alfabetização na idade certa, ou seja, alfabetizada com quatro, cinco anos de idade, nem isso eles garantem e vão fazer politicagem na televisão”, criticou.

Segundo o governador, ele está ‘ansioso’ para debater o tema da educação porque ‘as maiores cidades da Bahia, inclusive Salvador, os prefeitos não têm coragem de assumir o ensino fundamental’. “De quem é a responsabilidade do ensino fundamental no Brasil? De quem é a responsabilidade pela oferta de creche no Brasil? É muita cara de pau dessa gente”, disse Rui Costa.

Para o governador, Jerônimo Rodrigues está em ‘ascensão’ devido às ‘falsas alegações’ da oposição. “É por isso que Jerônimo está subindo que nem um foguete porque o povo vai vendo uma cara de pau dessas pessoas em mentir sem nenhum constrangimento, e é tão explícito a mentira que é fácil desmoralizar”, emendou.

“Nós estamos convictos do que nós estamos fazendo. É o maior investimento da história da Bahia em educação e eu quero debater a educação pública, sim, em Salvador, quero  debater em todas as cidades da Bahia, porque quem mais fala é quem menos faz”.

 

Por Cássio Santana / Jamile Amine 
Foto: Mattheus Miranda / Bahia.Ba

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo