TÁ na MÍDIA
  • Home
  • REGIÃO
  • Sesab propõe protocolo de admissão de pacientes no Hospital Geral de Guanambi
REGIÃO

Sesab propõe protocolo de admissão de pacientes no Hospital Geral de Guanambi

Aconteceu na manhã desta terça-feira (5), em Guanambi, a reunião pública ampliada do Consórcio Interfedarativo de Saúde do Alto Sertão. No encontro, os 23 prefeitos e secretários municipais de saúde da microrregião de Guanambi, juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e de Relações Institucionais (Serin) articularam novos avanços para a pasta.

A reunião conduzida pelo prefeito de Iuiú e presidente do Consórcio, Reinalldo Góes serviu para ajustar os critérios de regulação na transferência de pacientes para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). A Unidade de Saúde é responsável por admitir pacientes que residem nos munícipios da macrorregião de Guanambi e necessitam de tratamento de saúde de média e alta complexidade.

Estiveram no encontro, a Secretária estadual interina da Saúde, Tereza Paim; o secretário de relações Institucionais, Luiz Caetano; o deputado estadual Vítor Bonfim, o ex-prefeito de Guanambi e atual deputado federal, Charles Fernandes; além de demais lideranças políticas.

“A nossa proposta é vocacionar o Hospital Regional de Guanambi apenas para a média e alta complexidade nas especialidades clínicas, cirúrgicas, obstétricas e pediátricas, a exemplo da neurocirurgia e o parto de alto risco. E neste cenário é possível ampliar o atendimento aos pacientes mais graves e, simultaneamente, reduzir a necessidade de transferências para a capital ou outras regiões”, afirma a secretária estadual da Saúde, Tereza Paim.

“A reorganização da rede assistencial na região possibilitará o fortalecimento de hospitais municipais e, de pelo menos quatro hospitais complementares ao Regional de Guanambi nos municípios de Caculé, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto e Caetité”, ressalta a titular da pasta estadual da Saúde.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Igor Lobão, explica que “a região possui 25 hospitais, mais de 990 leitos e tem o número de UTIs próximo ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mesmo sem contabilizar a obra em curso de reforma e ampliação que acontece no Hospital Regional de Guanambi. Isso demonstra que precisamos organizar melhor a rede assistencial que já temos”, explica o superintendente.

Entenda os desdobramentos das reuniões

No dia 29 de julho, prefeitos que compõem o Consórcio de Saúde denunciaram a prática arbitrária da gestão executiva de Guanambi para realização de internações de pacientes no HGG. De acordo com os consorciados, o município era o único que furava a fila do Sistema Regional de Regulação de Vagas, criado exclusivamente para agendar internação de pacientes moram nos municípios atendidos pelo HGG.

Naquela ocasião, o entendimento dos prefeitos era de que os demais municípios estariam em desvantagem, comparada a agilidade que os guanambienses conseguiam realizar complexos procedimentos de saúde.

Com o propósito de corrigir o problema, à época foi montada uma comissão interna de prefeitos designados a estabelecer diálogo com a Diretoria do Hospital.

Em reunião com os prefeitos, Paula Melo, diretora do Hospital, informou que o HGG deve admitir os pacientes do munícipio, pois Guanambi não conta com uma unidade hospitalar administrada exclusivamente com recursos municipais. O que na visão dos prefeitos é o principal potencializador que impacta negativamente na oferta de vagas.

No dia 20 de setembro o Governador Estadual da Bahia, Rui Costa (PT) esteve em Guanambi participando da reunião do Consórcio. Como encaminhamento, o Governador se comprometeu a ajustar as novas políticas de regulação de pacientes no Hospital de Guanambi. Em atenção a reclamação dos prefeitos, Rui Costa orientou que a secretária interina de saúde, Tereza Paim apresentasse na reunião novas estratégias para regulação no HGG.

Fonte: FolhaDoVale / EDIÇÃO: TARCÍSIO ARCANJO / Foto: Reprodução Sesab

Related posts

Com prefeitura e Embasa de braços cruzados, idoso e vizinhos consertam esgoto estourado

HelderHR

Livramento de Nossa Senhora: Efetivo do Peto passa por instrução básica de abordagem policial

HelderHR

Telhado de antiga igreja desaba e assusta vizinhos em Guanambi

HelderHR